Como fazer mangá

Quer aprender a fazer um mangá? Esse aqui te ensina como!

Bom, isso eu nunca falei aqui, mas eu mesma estou me aventurando a fazer um mangá (confesso que estou levando um baile e demorando muito mais do que imaginava haha). Hoje em dia é uma realidade termos mangakás brasileiros, com mangás publicados por grandes editoras aqui mesmo no Brasil, então se tornar um autor de mangá não é mais um sonho tão distante assim.

Como fazer mangá
Na minha modesta opinião, a parte mais difícil de fazer o mangá em si é a disposição das cenas, enquadramento e posicionamento dinâmico dos personagens - talvez por eu ter muita influência dos gibis, se eu não me esforçar muuuito em cada cena, elas tendem a ficar mais simples, sem aquele impacto que estamos acostumados ao folhear um mangá. A parte de desenho (de personagem, pq de cenário eu sou péssima hahah), criação dos personagens e história (enredo + ideia) acabam sendo mais fáceis para mim, mas como sei que todo o processo de criação é algo único e subjetivo, o que é fácil para mim pode ser difícil para outra pessoa e vice versa.

Assim como muitos mangakás inexperientes, o meu ímpeto foi pegar uma folha e já sair desenhando a história, sem pensar muito, somente querendo pôr tudo ali e ver ela tomando forma - mas o que acontece é que desse jeito as coisas tendem a ficar uma grande bagunça...E a gente perde tempo, fica frustrado e simplesmente deixa o mangá de lado.

Como eu não estava muito satisfeita com a dinâmica das minhas cenas e fiquei com medo do meu mangá ficar chato e sem graça, fui em busca de informações e aprendizado! Assisti vários vídeos no Youtube e, esses dias, enquanto estava na minha livraria favorita comprando meus mangazinhos, me deparei com uma belezinha chamada "Como Fazer Mangá" do autor (escritor e desenhista) brasileiro Raoni Marqs!

Obviamente, comprei.

Como fazer mangá

A edição é muito bonita e super bem acabada! Mas o mais interessante é o conteúdo: por meio de três personagens (todos querem ser mangakás: uma é ótima no desenho, o outro é um roteirista de mão cheia, enquanto o terceiro é...hmmm...tem boa vontade de sobra!) e um narrador, o mangá ensina de uma jeito simples, porém certeiro, a como tirar a sua história da cabeça e colocá-la no papel, começando *pequeno*: um mangá de 30 páginas. Você pode estar pensando que isso é super simples, né? Mas a verdade é que a gente tem que começar pequeno e fazer uma boa base para conseguir ir em frente. A leitura é muito gostosa e as dicas são valiosas! Estou louca para colocá-las em prática! :D E sim, esse é apenas o volume1! Já estou pronta para o segundo volume ^^

Ah, ficou curioso com o mangá que eu estou fazendo? xD Acompanhe no instagram @duk2dreamies

Duk2Dreamies

Comentários

Destaques