Fruits Basket

Aproveitando o gancho do ano novo chinês, vou falar sobre um dos meus mangás preferidos de todos os tempos: Fruits Basket (Furuba, para os íntimos).

Vamos ao enredo:

Uma menina muito determinada (Tohru Honda) acabou de perder sua mãe e se vê tendo que morar numa barraca, pois seu avô não pode cuidar dela naquele momento. Obstinada, ela não conta a ninguém sobre sua nova morada e segue seguindo sua vida cotidiana de estudante. Até que uma manhã, dando uma volta pelo gigante bosque onde montou sua tenda, vê uma casa tradicional muito bonita e um objeto chama atenção dela: um conjunto de figuras dos animais do zodíaco chinês! Enquanto observa as estátuas, o dono da casa chega e eles começam a conversar. Tohru ao final da conversa revela que era uma pena que aquele conjunto também não tinha o gato, se referindo a uma lenda onde o gato foi "despistado" pelo rato e perdeu a festa aonde Deus incumbiu cada ano a um animal diferente.

Tohru não sabe, mas o dono dessa casa é da riquíssima família Souma, que desde muitos séculos guarda um segredo: alguns de seus integrantes se transformam nos animais do zodíaco chinês quando abraçados pelo sexo oposto - e, sim, nessa história tem o gato <3

Vendo somente o enredo da história, podemos pensar que é um mangá shoujo bobinho, mas ele não é nem um pouco disso. Fruits Basket fala sobre temas psicológicos muito sérios e fortes - a até sombrios - como depressão, sentir-se deslocado, ter medo de mudanças, perfeccionismo extremo, Burnout, abandono parental, famílias narcisistas...ufa! É muita coisa! Mas todos esses temas são entremeados por amizades, amores e tantas outras experiências juvenis que formam o nosso ser, não deixando a história ficar realmente "pesada". Fala sobre crescimento e sobre como que você não precisa ter a sua vida predeterminada pelos outros e que, sim, você pode - e deve - tomar as rédeas e trilhar seu próprio caminho. Esse mangá tem tantas frases de impacto e que te fazem pensar, que é como uma lufada de ar fresco quando você não está num dia bom.

Personagens:

Além da Tohru, os personagens (vou falar somente dos 12 do zodíaco e gato) possuem características inerentes aos seus "animais" do zodíaco:

- Yuki Souma (Rato)

- Kyo Souma (Gato)

- Hatsuharu Souma (Boi)

Fruits Basket

- Isuzu Souma (Cavalo)

- Ayame Souma (Cobra)

- Ritsu Souma (Macaco)

- Kureno Souma (Galo)

- Shigure Souma (Cão)

- Hatori Souma (Dragão)

- Hiro Souma (Ovelha)

- Kagura Souma (Porco)

- Kisa Souma (Tigre)

- Momiji Souma (Coelho)


O mangá conta com tantos volumes 23 volumes e foi publicado pela editora JBC aqui no Brasil. Anos mais tarde, ganhou uma republicação repaginada * de colecionador * com 12 volumes! A coleção é linda!

Curiosamente (e para a minha IMENSA alegria), o anime foi feito duas vezes: a primeira versão é uma AFRONTA aos fãs. Não vale a pena assistir pois não é fiel ao mangá e termina de um jeito idiota e não monstram todos os personagens, para vocês terem uma idéia, até a Natsuki Takaya - a autora - não gostava desse primeiro anime... Mas a segunda versão é uma redenção COMPLETA e é maravilhosa! Além da animação ser linda, a história é exatamente como o mangá. Eu amei. É muito muito muuuuito bom! <3 São 3 temporadas, exibidas entre 2019 e 2021. Vale a pena conferir <3

Comentários

Destaques